segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O porquê do nome


Singularidade é um termo de origem na matemática, que designa um ponto onde algo (um objecto) não é definido, ou seja, as leis como as conhecemos não se aplicam. Por exemplo a função f(x)=1/x, em x=0 é uma singularidade que diverge para Infinito, seja lá o que isso for, o Infinito. Em todos os outros pontos se entende o que significa.
A teoria cosmológica do Big Bang diz que o Universo se iniciou numa singularidade (a inicial). Faz portanto algum sentido que, por definição de conceito oposto, possa existir uma singularidade final, mas não necessariamente um Big Crunch, onde as leis como as conhecemos não se apliquem. Aqui termina a Física e começa a Não-Físíca, a Singularidade Final.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pseudónimo


O nome do pseudónimo deve-se a James Douglas Morrison (1943-1971), conhecido por Jim Morrison, vocalista da banda The Doors.
O nome da banda foi inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley, que o tinha ido buscar a um verso de William Blake, que dizia "If the doors of perception were cleaned, every thing would appear to man as it is, infinite."
Morrison faleceu em Paris e está sepultado no cemitério de Père-Lachaise. Além do ADN de Morrison, este local concentra o ADN de muitos vultos das Artes e das Ciências, o que o torna, a meu ver, um local único de espiritualiade. Já tive a oportunidade de o visitar pessoalmente. Em www.pere-lachaise.com pode fazer-se uma visita virtual.

Nota introdutória

Começo por avisar qualquer futuro leitor que não tenho formação científica específica. Todos os meus pontos de vista são devidos à leitura de obras de referência científica e filosófica, principalmente. Tenho formação na área tecnológica e sou gestor de profissão.
A maioria das ideias expostas serão certamente devidas à minha reflexão pessoal. Uso pseudónimo pelo facto de muitas das ideias que irei explorar serem do domínio existencial, que estão normalmente associadas ao religioso.

Julgo-me católico/cristão, mas com uma tendência transhumanista, e creio que esta religião e este movimento filosófico podem ser compatíveis.

"Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar."
Sócrates, filósofo grego (470 a.C. - 399 a.C.)