quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Asas em lugar de ombros


"Angels in Adoration", Caspar David Friedrich (1774 – 1840)

Death makes angels of us all
And gives us wings
Where we had shoulders
(Jim Morrison, letra de "A Feast of Friends" (também conhecido por "The Severed Garden", 1969-1970)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Eterno Retorno ou Outra Existência?


George Frederick Watts - The All Pervading*
* to become diffused throughout every part of

Segundo Friedrich Nietzsche, no seu conceito do Eterno Retorno, tudo retorna - o prazer, a dor, a doença, o amor, o medo, o ódio, a paz, a guerra... TUDO.
Seríamos capazes de amar a vida que temos - a única vida que temos - a ponto de querer vivê-la tal e qual ela é, sem a menor alteração, infinitas vezes ao longo da eternidade?
Ou preferimos um conceito de Outra Existência, num outro nível diferente do mundo material que (pouco) conhecemos? Uma existência onde não existirá a dor, a doença ou o medo... Existirá essa existência?
Certas coisas são associadas ao corpo, pelo que 'sem ele' poderão desaparecerer a dor ou a doença, mas também o prazer. Pode contudo restar o amor... mas também o ódio, ou o medo!
Mas do que realmente temos medo? Será da morte? Não será antes da dor? Tentemos perceber o que é o medo? Para a maioria de nós talvez não seja mais do que uma expressão da possibilidade da privação da existência física, que é a única existência que todos conhecemos. Em resumo, o nosso maior medo é o da dor, pelo que assim sendo não devemos ter medo da morte, pois esta termina certamente com a dor existente, pura biologia.

Na verdade os conceitos de Outra Existência e de Eterno Retorno não são compatíveis, sendo que a existir uma Singularidade-Final esta é mais coerente com a Outra Existência e não com o Eterno Retorno.

A Outra Existência pode tomar várias formas, sendo que nunca foi achada uma explicação que possa ser testada pelo Método Científico. Pode existir a Alma, podem existir Universos Paralelos, podem existir Seres Superiores (espiritual e/ou tecnologicamente) que designamos normalmente por Deus(es) e que nos controlam, pode o próprio ser humano desenvolver tecnologia suficiente para criar o que se designa de transhumano (mais tarde falarei disto), podem ainda existir outras possibilidades.

O Fim


Edvard Munch - Meeting in Outer Space

"This is the end
Beautiful friend
This is the end
My only friend, the end" *

São talvez as palavras mais marcantes da história da música.
Só após a morte de um verdadeiro amigo, que fosse/é como um irmão é que se entende a verdadeira força destas palavras.

"Of our elaborate plans, the end
Of everything that stands, the end
No safety or surprise, the end
Ill never look into your eyes...again" *

O último olhar, que nunca vou esquecer. Tive pelo menos a oportunidade do último olhar, mesmo sem saber se seria o último.

*Letra de "The End" (The Doors) escrita por Jim Morrison, 1967

Mas o que será o Fim? Será que existe? Será que alguma vez vai existir? Poderá o Fim ser o Início?